Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário. Após finalização, os dados serão armazenados pela Gerencial Assessoria Contábil de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei Nº 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)
HÁ MAIS DE 30 ANOS NO MERCADO




Brasília lidera uso de pagamento por aproximação, aponta Visa


Brasília vem consolidando sua posição de destaque na adoção de novas tecnologias de pagamento. Um levantamento da Visa Consulting & Analytics (VCA), braço de consultoria da empresa, mostra que oito em cada dez transações presenciais na capital federal já são realizadas por aproximação, índice superior à média nacional, de 70%.

De acordo com os dados recebidos antecipadamente pelo Correio, o estudo analisou o comportamento de consumo no primeiro semestre de 2025 e apontou crescimento de 35% nas transações por aproximação em relação ao mesmo período de 2024. 

Implementado em julho do ano passado, o uso de cartões bancários no transporte público foi o grande destaque do período, registrando aumento superior a 1.000% nas operações com tecnologia de aproximação — um avanço que, segundo a Visa, demonstra ampla aceitação por parte dos usuários.

No total, o número de transações com credenciais Visa em Brasília cresceu mais de 20% entre janeiro e junho de 2025, na comparação anual. Já as transações online avançaram mais de 80%, reforçando o amadurecimento digital dos consumidores.

O avanço dos pagamentos digitais, especialmente no transporte público, mostra a maturidade tecnológica dos brasilienses e visitantes”, afirmou Tiago Moherdaui, vice-presidente da Visa Consulting & Analytics Brasil. Segundo ele, a empresa tem investido em soluções que tornem os pagamentos “mais simples e conectados ao cotidiano”, acompanhando a digitalização crescente da capital.

Além do transporte, restaurantes, fast foods, supermercados, farmácias e pagamentos de contas continuam concentrando o maior volume de transações. Já os serviços digitais surgem como um segmento emergente em expansão, impulsionado pela popularização de aplicativos e plataformas de assinatura.

A vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Visa do Brasil, Vanessa Rodrigues Antunes, também destacou o protagonismo da capital na transformação digital do consumo. “A capital federal sempre foi um destaque em maturidade digital. Desde o início dos pagamentos por aproximação, Brasília se manteve à frente da média nacional”, afirmou.

Para ela, o avanço reflete um movimento mais amplo de modernização tecnológica. “Brasília tem se consolidado como uma cidade do futuro, com soluções que trazem mais conveniência e segurança nas transações digitais”, concluiu.

Visitantes

O levantamento analisou ainda o comportamento de turistas brasileiros e estrangeiros. As transações presenciais de visitantes do país e de moradores das cidades-satélites aumentaram mais de 20% em relação a 2024. Já os pagamentos realizados com cartões Visa emitidos fora do Brasil cresceram cerca de 20%, com destaque para fevereiro, que registrou alta de 30% em comparação ao mesmo mês do ano anterior.

Entre os turistas brasileiros, o estado de Goiás lidera a origem dos portadores — especialmente Valparaíso de Goiás, Águas Lindas e Luziânia —, seguido por São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

O estudo considerou todas as transações aprovadas em Brasília entre janeiro e junho de 2024 e o mesmo período de 2025, abrangendo pagamentos presenciais, on-line e por aproximação, com cartões Visa emitidos no Brasil e no exterior.

Fonte: correiobraziliense